Código Binário

Sem grandes pretensões, o escriba de serviço quer partilhar opiniões, sentimentos e angústias num mundo em que as possibilidades são só duas: sim ou não. Fala-se de tudo, desde a religião, passando pelo sexo e pelo futebol, sem deixar a política de parte...

domingo, outubro 24, 2004

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Sou católico, mas à minha maneira. Não frequento igrejas com regularidade, e quando o faço, percorro o seu silêncio em busca de uma energia positiva. Por isso, ontem fui ao Santuário procurar na fé aquilo que a vida terrena, por vezes, não me transmite.
Mas Fátima provoca em mim dois sentimentos contraditórios: por um lado respira-se espiritualidade de uma forma demasiado envolvente - o que poderei dizer ao ver centenas e centenas de pessoas comungarem da crença na Nossa Senhora, buscando ajuda no Divino - e o Santuário é, sem dúvida, um local de verdadeira romaria. Mas por outro lado, sente-se o peso do comércio e do dinheiro fácil. Ir a um restaurante é quase proibitivo, as lojas vendem de tudo um pouco a preços altíssimos e eu dou comigo a pensar se isto é o verdadeiro sentido da fé.

PS: para ajudar, a polícia da zona é pouco católica. Ao chegar ao carro tinha uma multa por ter estacionado o carro em cima do passeio, numa rua mais do que secundária. A espiritualidade sai cara...

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home