Código Binário

Sem grandes pretensões, o escriba de serviço quer partilhar opiniões, sentimentos e angústias num mundo em que as possibilidades são só duas: sim ou não. Fala-se de tudo, desde a religião, passando pelo sexo e pelo futebol, sem deixar a política de parte...

terça-feira, novembro 02, 2004

ELEIÇÕES PARA SENHOR DO MUNDO

Hoje decide-se o futuro imediato da América e do Mundo. Bush ou Kerry? Sinceramente, venha o Diabo e escolha.
No entanto, preferia a vitória dos Democratas, porque Bush já teve um mandato de má gestão interna como, e principalmente, externa. Não tem o mínimo de sensibilidade para o mundo exterior aos EUA - poucos americanos o têm, é um facto - e mesmo internamente, as suas medidas foram em grande parte desajustadas. Kerry é uma incógnita e, apesar da sua aparência frágil, parece ligeiramente mais inteligente que Bush e com uma visão do Mundo mais alargada.
O cerne da questão situa-se no sistema de votação americana, que é de eleição indirecta. A existência de Estados onde há um maior número de delegados para escolha do Presidente - derivado ao número de habitantes - pode levar a situações como a de há 4 anos, quando Bush venceu as eleições, mesmo tendo obtido menos votos que Al Gore. Curiosamente, como quem com ferro mata com ferro morre, prevejo que hoje poderá acontecer exactamente o mesmo, com a balança do poder a pender para John Kerry.
De qualquer forma, apetece-me ser como o outro e dizer: prognósticos, só no fim do jogo...

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home